Total de visualizações de página

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

De qual participação estamos falando?

MESA REDONDA SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS:
Teresa Ribera, o ex-secretária de Estado para as Alterações Climáticas; Aida Villa, Greenpeace; Rafael Mendez, El País; Juan Lopez de Uralde, EQUO.



Hoje tem jogo do Real Madrid, e na Espanha não é tão diferente: as pessoas também lotam os bares para assistir futebol. Entretanto, isso não impede que se discuta política. Madrid não é exemplo de mecanismos públicos de participação popular, mas percebe-se um movimento que nasce da sociedade e que tem as redes sociais como mobilizadora!
O movimento 15-M (referente à 15 de Maio), é prova disso. Milhares de cidadãos se alojaram na Puerta del Sol, mobilizados pelas redes sociais , sendo Madrid o palco de um amplo debate que aposta na possibilidade de direitos humanos acima de interesses econômicos e comerciais, pelo desenvolvimento de uma democracia participativa e atuação pública transparente. Vejam, esta "lucha" não é somente brasileira, pois frente a este atual modelo econômico desigual e totalmente egoísta, se visualiza a possibilidade de um futuro que tenha uma economia sustentável com vistas ao bem estar humano e justiça social.
Em debate sobre as mudanças climáticas, discutiu-se os percalços para o estabelecimento de políticas ambientais coerentes com um modelo de desenvolvimento com equidade e justiça social. Eu acredito nisso! No momento, o que levamos como exemplo, não é exatamente a atuação pública de Madrid, mas a mobilização social!

As fotos são na Universidade Complutense de Madrid: na foto à esquerda, com Juan Lopez de Uralde, do Partido Espanhol EQUO, e na foto à direita Com Inés Sabanés!!!

Momento único!





Um comentário: